Nova regra fiscal: mercado já reage ao anúncio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou a proposta do novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos, nesta quinta-feira (30). Apesar de o mercado ter reagido bem à proposta, tendo o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechado em forte alta, 1,89%, o próprio ministro assumiu que a nova regra fiscal, caso aprovada pela Câmara e Senado, não será “uma bala de prata que resolverá tudo”.

As novas regras substituirão o teto de gastos, o que irá limitar o crescimento de boa parte das despesas da União à inflação, evitando que o Brasil tenha um endividamento acima dos 75% do PIB (Produto Interno Bruto), o que pode representar um alto risco para os investidores.

LEIA MAIS

Em Alta Floresta D’Oeste, polícia mata dois homens acusados de assaltar distribuidora de Rolim de Moura

Casal é sequestrado em Urupá e homem assassinado em Teixeirópolis; mulher foi liberada pelos criminosos


Laudo aponta que adolescente morta com cortes de faca no pescoço em RO estava grávida

ÁUDIOS E VÍDEO: suposto ataque de “lobisomem” que teria matado sete indígenas em aldeia da região viraliza, mas é fake news

Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners, especialista em captação de recursos internacionais para empresas brasileiras, explica que “Quanto maior a porcentagem de comprometimento do PIB, maior a chance de inadimplência, por não haver condições de pagar as dívidas. Esse risco de ‘calote’ retrai os investidores, fazendo com que o mercado perca força, impactando em toda a economia nacional”.

Para o especialista, o novo arcabouço fiscal chega em boa hora, já que o endividamento, atualmente, já representa 73% do PIB, bem próximo aos temidos 75%.

“O controle dos gastos permitirá que o mercado tenha o mínimo de previsibilidade. Isto significa, na prática, que os investidores sabem, a partir do anúncio das novas regras, como o Governo pretende lidar com as questões fiscais do país. Assim, o investidor não fica no ‘escuro’, e consegue alocar seus investimentos com um pouco mais de segurança e se sentindo mais confortável para continuar investindo.”, pontua Luciano Bravo.

Apesar de o anúncio ter levado a curva de juros para baixo, Luciano Bravo aponta para o fato de que o crédito no Brasil não vislumbra nenhuma melhora significativa. Isso porque, segundo ele, parafraseando uma fala do próprio ministro da fazenda de semanas atrás, “O Brasil não possui um sistema de crédito.”



Fonte: Por Lucas Munford (lucas@boostimprensa.com.br