Garota de 17 anos é morta durante confusão do Jogo do Brasil

Uma confusão que começou dentro de um shopping em Barretos (SP) na sexta-feira (9) durante a transmissão do jogo de Brasil e Croácia pela Copa do Mundo e se estendeu para o lado de fora do estabelecimento terminou com uma adolescente de 17 anos morta a tiros.

O caso é investigado pela Polícia Civil.

LEIA MAIS

Na rua da matriz, homem é encontrado morto em edícula

Sobrinha de 15 anos mata o tio que ‘bateu na irmã’ durante discussão em Jaru

Governo de Rondônia divulga Nota Técnica sobre recomendações para evitar avanço de casos de covid-19

Até o momento, um suspeito, que é menor de idade, foi identificado e apontado como o autor dos disparos que mataram a jovem na saída do centro comercial.

A polícia chegou a apreender o adolescente na sexta-feira, mas a Justiça determinou a soltura dele neste sábado (10).

Abaixo, o g1 mostra o que se sabe sobre o caso e o que ainda precisa ser esclarecido.

1. Quem são as vítimas?

Bárbara Carolina Cantídio, de 17 anos, foi baleada e morreu em Barretos, SP — Foto: Reprodução/Facebook

As vítimas são as primas Bárbara Carolina Cantídio e Débora Cristina Rebor Basílio, ambas de 17 anos, moradoras de Barretos.

Segundo a família, as duas tinham ido ao North Shopping Barretos com amigos e outros primos na sexta-feira para acompanhar a transmissão da partida entre Brasil e Croácia, válida pelas quartas de final do mundial de futebol no Catar.

Bárbara tinha uma filha de dois anos. Ela morreu na saída do shopping após ser baleada duas vezes no pulmão. Débora foi atingida no tórax por um disparo e está internada em estado grave na Santa Casa de Barretos. De acordo com a família, a bala atingiu o pulmão da jovem.

Outros dois jovens, de 20 e 21 anos, que estavam com as primas, sofreram ferimentos, mas não foram atingidos pelos disparos.

O corpo de Bárbara foi enterrado no fim da tarde de sábado em Barretos.

2. O que aconteceu dentro do shopping?

Por volta das 14h45, a Polícia Militar foi acionada para ajudar a conter uma briga generalizada dentro do North Shopping, onde havia um evento para torcedores da seleção brasileira.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma pancadaria entre jovens, inclusive com troca de agressões usando capacetes, nos corredores do estabelecimento. Um homem aparece ferido no chão.

De acordo com o shopping, os seguranças foram acionados imediatamente para acabar com o tumulto e conseguiram colocar para fora do centro de compras todos os envolvidos na confusão.


3. As vítimas estavam envolvidas na briga?

Familiares informaram que alguns amigos das primas Bárbara e Débora se envolveram na confusão e que elas tentaram apartar a briga.

Em seguida, elas deixaram o centro de compras junto com o grupo de amigos.

4. Os tiros aconteceram no shopping?

Não. Segundo a Polícia Militar, no momento em que o grupo de Bárbara e Débora saía do estacionamento do shopping e seguia em direção ao ginásio de esportes João Batista da Rocha, o Rochão, ao lado do estabelecimento, os ocupantes de um carro preto passaram atirando.

Com base em relato de testemunhas, a família contou que as primas se abraçaram na tentativa de se proteger dos tiros, mas acabaram sendo atingidas pelos disparos.

Outras imagens que circulam nas redes sociais mostram amigos tentando socorrer as adolescentes feridas, enquanto uma amiga delas fica desesperada e grita. Uma viatura da Polícia Militar aparece e as pessoas ao redor sinalizam para as vítimas (assista no vídeo abaixo).

Bárbara chegou a ser socorrida, mas chegou sem vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Débora foi internada em estado grave na Santa Casa, onde permanecia até a publicação desta matéria.

5. Algum suspeito foi identificado?

Sim. Ainda na sexta-feira, a Polícia Militar encontrou um dos suspeitos de participação no crime. Testemunhas informaram que ao menos quatro pessoas estavam dentro do carro preto no momento em que os tiros foram disparados.

O suspeito identificado é um adolescente de 17 anos. Ele foi apreendido pela Polícia Civil depois que uma das sobreviventes do ataque o reconheceu como sendo o atirador. Em depoimento, ele negou qualquer participação no crime.

O jovem foi levado à Fundação Casa de Araraquara (SP), onde passou a noite.

No sábado, no entanto, a juíza Marina de Almeida Gama Matioli determinou a liberdade do adolescente.

Na decisão, a magistrada não viu na representação do Ministério Público (MP) elementos para confirmar a autoria dos tiros, apesar de uma das sobreviventes ter reconhecido o jovem como um dos envolvidos no crime.

A Promotoria recorreu da decisão.

6. O que originou a briga?

O motivo da briga ainda é alvo da apuração da Polícia Civil. A suspeita é de que os jovens envolvidos sejam membros de grupos rivais ligados ao tráfico de drogas.

O delegado Edson Winning, que investiga o caso, afirmou que a princípio, o alvo dos tiros seria um amigo das primas, que estava com elas no momento da confusão e que já havia se desentendido com outros jovens duas semanas atrás supostamente por causa de drogas.

O rapaz de 21 anos ficou ferido durante a briga, mas passa bem.

7. Existem outros suspeitos?

A princípio, outras três pessoas, além do adolescente, estariam envolvidas no ataque a tiros ao grupo de Bárbara e Débora. Elas estariam no carro preto usado na ação.

A arma utilizada no crime não havia sido localizada até a publicação desta matéria.