Defesa Civil e Inmet alertam para fortes chuvas nos próximos 15 dias em Rondônia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para fortes chuvas em toda a região rondoniense para os próximos 15 dias, de acordo com o seu Informativo Meteorológico 12/2024. Para esse período, não somente em Rondônia, mas em praticamente toda a região, a previsão para a semana são pancadas de chuva com valores maiores que 80 milímetros (mm), que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Em Porto Velho, a Defesa Civil também emitiu alerta nesta terça-feira (2) sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas para os próximos 15 dias. O nível do rio Madeira registrou 13,59 metros.

Durante o período chuvoso a população deve ficar atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo. É importante que algumas medidas preventivas sejam tomadas para reduzir o risco de danos materiais e preservar a sua segurança. 

LEIA MAIS

Rondônia: Motociclista morre após acidente na BR 364

Motorista morre esmagado após bater em carreta na BR-364

Bebê que nasceu há cinco dias, mãe, taxista e criança morreram em batida frontal na BR-364

Após ter motocicleta atingida por carreta na BR 364, indígena de 32 anos morre na hora

Interior de RO – Jovem é assassinada pelo ex-marido na frente do filho


A Defesa Civil mantém equipes de plantão para atuarem assim que acionadas, além do sistema de alerta contra inundações que pode ser acionado em caso de risco de inundação nas áreas ribeirinhas. Diante desse cenário, é recomendado que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados pelas chuvas.

Telefones

Em caso de emergência ligue 199, da Defesa Civil, ou pelo WhatsApp: (69) 98473-2112. Já o telefone 193 aciona o Corpo de Bombeiros.

Recomendações

O gerente operacional da Defesa Civil Municipal, Anderson Luiz, orienta como agir em casos de chuvas fortes e intensas. “Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. É importante também que você priorize a sua segurança durante tempestades, portanto, nada de correr para tirar as roupas do varal. Outra dica importante é, se durante uma tempestade de raios o seu carro não correr o risco de ser levado por uma enchente, permaneça dentro do seu veículo, pois ele pode oferecer uma excelente proteção contra raios”.

Outra recomendação é para uso aparelhos telefônicos conectados a fios apenas em casos de emergências. “Caso o poste ou a rede telefônica seja atingido por um raio, a eletricidade pode se propagar até o usuário, atingindo-o como choque. Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo. Atente-se também em reunir amigos e familiares, e se abriguem em lugares seguros”, completa.

Lanternas e baterias devem ser mantidas sempre ao alcance pois, caso fique no escuro por falta de energia, serão necessárias. Em se tratando de energia, postes e fios elétricos podem ser derrubados durante o momento de enxurradas, por isso, não fique com os pés na água para que não haja o risco de ser eletrocutado. “Priorize a sua vida, nada de tentar salvar objetos pessoais. Não importa o seu valor monetário, a sua vida vale mais”, acrescentou Anderson Luiz.

A Defesa Civil alerta a população que feche bem as portas e janelas, se houver vendaval, ou descargas elétricas, fique atento às recomendações para essas ameaças. Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você.