De São Francisco do Guaporé e Ariquemes, Polícia Federal identifica dois homens acusados de tentar invadir sede da PF em Brasília

PF em Brasília

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram, nesta quinta-feira (29), uma operação contra suspeitos de participarem de uma tentativa de invasão à sede da Polícia Federal e atos de vandalismo em Brasília, em 12 de dezembro.

Em Rondônia, até o momento, dois suspeitos já foram identificados:

  • Ricardo Yukio Aoyama, de 33 anos, em Ariquemes (RO);
  • Joel Pires Santana, de 40 anos, em São Francisco do Guaporé (RO).

Cinco mandados de prisão são cumpridos no estado. Até a última atualização desta reportagem, apenas Joel Pires Santana já havia sido preso.

LEIA MAIS

Acidente com três caminhões causa incêndio, deixa um morto e interdita trecho da BR-364

Enfermeira agride idosa com Alzheimer dentro de casa de repouso; veja o vídeo

Homem sai para encontro e é morto com mais de 60 facadas

Tiroteio deixa dois mortos no Shopping Popular

A PF também cumpre oito mandados de busca e apreensão no estado, sendo estes nas cidades de Ariquemes, Monte Negro, Alto Paraíso e Comodoro, que fica na divisa com Vilhena (RO). O g1 tenta localizar a defesa dos suspeitos.

Durante as buscas na casa de Ricardo, os policiais encontraram uma arma, quatro carregadores e diversas munições. Nas redes sociais, o suspeito se identifica como apoiar do presidente Jair Bolsonaro e é ligado a grupos extremistas.


O g1 apurou que Joel Pires Santana, de 40 anos, trabalha como juiz de paz no cartório de São Francisco do Guaporé (RO) e se apresenta também como pastor de uma igreja na cidade.

TV Globo apurou que, entre os alvos, estão bolsonaristas que frequentavam os atos no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), como Joel, ou que patrocinavam os atos, como Ricardo, que é suspeito de comprar combustíveis.

Os crimes investigados são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão.

Além de Rondônia, as ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal também são cumpridas no Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.