Chá de unha-de-gato: benefícios, como usar e contraindicações

unha-de-gato é uma planta medicinal brasileira, com grande fama no exterior devido aos seu poderes medicinais.

unha-de-gato é uma erva com o nome científico de Uncaria tomentosa.

Ela é uma trepadeira encontrada principalmente na floresta amazônica e em outras regiões de clima tropical nas Américas do Sul e Central.

Já falamos por aqui sobre os 5 principais  benefícios da planta e mostramos que ela é também um poderoso anti-inflamatório natural .

Agora, neste artigo, você vai ver que a unha-de-gato é importante ainda para aumentar a imunidade, melhorar a digestão e tratar doenças crônicas.

Veja mais 8 benefícios da unha-de-gato para a saúde

Combate a artrite

Em um estudo, 45 pessoas que sofriam de osteoartrite do joelho tomaram 100 miligramas por dia de unha-de-gato liofilizada ou um placebo por quatro semanas. 

A dor, entre os pacientes que consumiram a planta, reduziu significativamente desde a primeira semana de terapia.

Depois de 24 semanas de tratamento com o extrato de unha-de-gato, foi possível observar uma redução do número de articulações dolorosas em comparação aos que consumiram placebo. 

Poderosa aliada contra o câncer

Estudos científicos sugerem que a erva ajuda a matar células tumorais e cancerosas em tubos de ensaio.

A unha-de-gato também foi eficaz no combate à leucemia e para pacientes com câncer avançado, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a fadiga deles. 

Repara o DNA pós-quimioterapia

Estudos in vivo demonstraram que extratos solúveis em água da planta (C-Med-100) podem melhorar o reparo do DNA, a resposta mitogênica e a recuperação de leucócitos após danos no DNA induzidos pela quimioterapia. 

Diminui a pressão sanguínea alta

A unha-de-gato ajuda a baixar a pressão arterial e a melhorar vários sintomas neurológicos.

Além de parecer muito eficaz para inibir a agregação plaquetária e a formação de coágulos sanguíneos.  

Aumenta a imunidade

Em um estudo com animais, os pesquisadores descobriram que a suplementação de extrato solúvel em água de unha-de gato durante oito semanas aumentou significativamente a contagem de glóbulos brancos, favorecendo o combate a infecções. 

Outro estudo em humanos mostrou “aprimoramento imune estatisticamente significativo” nos indivíduos que tomaram suplementos com a erva, em comparação ao grupo controle não tratado. 

Auxilia no tratamento contra o HIV

Algumas pessoas com infecções virais graves, como o HIV, usam a unha-de-gato como complemento dietético porque ela fortalece o sistema imunológico. 

Mas cuidado: remédios naturais podem ter “reações potencialmente significativas” com anti-retrovirais convencionalmente usados ​​para retardar a progressão do HIV. 


Consulte o seu médico antes.

Acaba com o herpes

Um estudo de 2011 publicado na Food and Chemical Toxicology analisou os efeitos de diferentes preparações de  Uncaria tomentosa  no herpes in vitro e descobriu que eles exibiam atividades antimutagênicas e anti-herpéticas. 

Alivia sintomas digestivos

Crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa inflamação no intestino, provocando dores abdominais, diarreia severa, fadiga, perda de peso e desnutrição. 

Além da doença de Crohn, a unha-de-gato é usada para tratar uma ampla variedade de distúrbios digestivos, incluindo colite, diverticulite, gastrite, hemorroidas, úlceras estomacais e síndrome do intestino irritável.

Para consumir a unha-de-gato, você pode comprar a erva em forma de extrato líquido, cápsula ou comprimido, além de chá, que é a forma mais tradicional de uso.  

Fique atento: a dosagem sugerida para o C-Med-100, um extrato patenteado da casca Uncaria tomentosa é de 300 miligramas por dia.

Para uma dosagem adequada, siga as instruções do rótulo ou consulte um especialista.

O creme de unha-de-gato funciona como excelente tratamento tópico de artrite, reumatismo e vários problemas musculares e articulares.

IMPORTANTE:

Apesar de bastante tolerada, algumas pessoas que tomaram a erva relataram tonturas, náuseas e diarreia (elas acabam desaparecendo com o uso contínuo).

Se estiver tomando algum tipo de medicamento, consulte seu médico antes de começar a tomar a unha-de-gato.

A planta pode interagir com vários medicamentos, incluindo os de pressão alta e drogas imunomoduladoras. 

Se você tiver qualquer tipo de doença autoimune (como esclerose múltipla e lúpus), distúrbio hemorrágico, pressão arterial baixa ou leucemia, fale imediatamente com seu médico.

Se você tem Parkinson, também deve consultar o seu médico antes de tomar esta erva. 

A unha-de-gato não é recomendada para mulheres grávidas ou amamentando, e não deve ser dada para crianças.

Se for fazer uma cirurgia, pare de tomar a unha-de-gato pelo menos duas semanas antes da cirurgia.

Fonte Cura Pela Natureza



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *