Rondônia comemora 35 anos de Kung Fu no Estado

Apesar da manhã de domingo (27/03) ter amanhecido chuvosa, o tempo parecia estar do lado dos jovens Kungfuistas rondonienses, com um céu limpo os mesmos se reunirão na sede do Instituto Zanolli e FRKW, a partir de então deu-se inicio ao 1º treinamento Coletivo de Kung Fu Wushu, o evento foi realizado pela FRKW e organizado pelo Instituto Zanolli. A Diretoria da FRKW considera que devido a pandemia estendida com mais de 02 anos sem atividades, esta se torna a ação mais importante de 2022, pois marca o retorno dos eventos coletivos junto a modalidade.

Resumo da História do kung Fu Wushu no Estado.

A primeira Academia de Kung Fu intitulada “Mens Sana Corpore Sano” foi fundada em Rolim de Moura em 31 de Março de 1987,  segundo informações do próprio fundador e difusor do Estilo P.K.S.C. no Brasil, conhecido na época como Mestre Jamal, posteriormente intitulou-se como Reverendo Mestre Shen (Alicio Maffra Filho/In Memoriam), deve-se a este Mestre o sistema de organização, o respeito pela hierarquia, o inicio de uma grande caminhada; a partir de 2000 foi implantado o Estilo Louva-a-deus 7 Estrelas linhagem do Grão Mestre Brendan Lai pelo Professor Davi Brandão através de seu Sifu Samuel Mendonça; em contato com professor Dirceu Coelho a representação do Estilo Shao Lin foi concedida ao Professor Gersey Sobral; Estilos como Mao, Wing Chun, P. K. Shen Chuan e Taichi também são praticados no Estado; na modalidade de combate a partir de 2010 a CBKW regulamentou através da FRKW Instrutores e Professores de Wushu Sanda que acreditavam no projeto.

 A Federação Rondoniense de Kung Fu Wushu tem um papel importante e se fez valer de sua autoridade instituída por Lei, protegendo e salvaguardando a difusão segura da modalidade no Estado.

Participantes.

Com uma média de 150 participantes dentre praticantes e simpatizantes do movimento (familiares e amigos) oriundos dos municípios de Cacoal representado pela ABEM com alunos do Professor Gersey Sobral num total de 26 participantes; Espigão do Oeste contou com o C.T – J. D. Ávila de Arte Marcial com alunos do Professor José Devan, este por questões de saúde foi representado por sua esposa Instrutora Cristina Faustino com 29 participantes; Academia Apadrinhar de Nova Brasilândia do Oeste com o Monitor Maicon Pereira compareceu com 12 participantes juntamente com a fotografa Angela Aparecida da Silva; Rolim de Moura com o Diretor Técnico de Wushu Sanda Vande Luciano que representou a Academia Boxe Chinês do Instrutor Juvenil Andrade; Centro de Artes Marciais de Pimenta Bueno com Monitor Henrique Nunes (com 5 participantes) e a Anfitriã Instituto Zanolli com 35 participantes; por motivos de força maior representantes de Porto Velho, Vilhena, São Felipe do Oeste e Alta Floresta do Oeste não puderam se fazer presentes. Estimasse que durante o Evento mais de 60 pessoas estiveram em transição entre a Escola Sandoval e Instituto.

Dinâmica do Evento.

Foram dois grupos distintos, os sandazeiros que ficaram no Instituto Zanolli e os Kungfuistas do Tao Lu(rotinas) que treinaram no Pátio da Escola Sandoval Meira. 

Paralelamente houve uma breve Reunião com o Deputado Estadual Jhony Paixão que através de uma emenda Parlamentar aprovada em 2021 no valor de R$27.000,00 esta viabilizando alguns equipamentos de proteção para o Wushu Sanda e parte de uma área oficial de Tao Lu para os Kungfuista na reunião foi tratado sobre a morosidade em que os processos são tramitados, ansiosos todos aguardam o dinheiro ser depositado afim de se adquirir parte do que foi cotado em 2021 haja vista o aumento expressivo dos produtos em questão no ano de 2022. Alguns lideres se fizeram presentes discutindo a importância de se expandir projetos sociais por todos os municípios afiliados junto a FRKW, dando ênfase a famílias de baixa renda e valorizando o profissional do Wushu. Deputado por sua vez ficou com uma boa impressão do movimento, prometendo analisar todas as questões apresentadas junto a sua equipe técnica, ficando a disposição para somar junto ao esporte.


Wushu Sanda.

No Instituto Zanolli o treinamento aconteceu no Tatame coordenado pelos Instrutores FRKW Vande Luciano (Diretor Técnico de Sanda), Luana Hendler (Técnica Sanda), Wanderson Ferreira, Wellington Choiguel, Rosangela Santos e o Monitor Maicon Pereira, todos com vasta experiência dentro do Wushu Sanda, técnicas de socos chutes e quedas foram apresentadas aos participantes, o clima foi de amizade e troca de experiências.

 “Estava com saudades destas atividades em grupos” relatou emocionada uma das sandazeiras de Nova Brasilândia do Oeste.

Wushu Tradicional e Esportivo.

No pátio da Escola Sandoval Meira que foi gentilmente cedido pela Diretora Adriana Torres, todos treinaram rotinas de seus respectivos estilos com representantes do Shaolin e do Lai Kung Fu, em dado momento alguns dos graduados repassaram exercícios específicos que poderão ajudar a melhorar o nível dos praticantes de Wushu, Gabriel Sobral e Henrique Nunes em suas demonstrações mostraram a todos por que são os primeiros do Ranking no Estado de Rondônia e destaques em âmbito Nacional e Internacional.Este treinamento foi conduzido pela Diretora Técnica de Wushu Tradicional Cristina Faustino, Professor Gersey Sobral e Instrutor Iris Pedro, alguns graduados foram convidados a auxiliar nos momentos mais intensos, ao final ocorreu tudo como o planejado.

Agendamentos futuros.

Os próximos Treinamentos Coletivos estão programados para acontecer  no dia 12 de junho em Espigão do Oeste; 26 de junho em Cacoal e 17 de julho em Rolim de Moura, devido a falta de atividades durante a Pandemia a FRKW preocupa-se com o nível técnico do praticantes rondonienses, algumas competições e Exames de Graduação estão na Agenda Oficial para 2022 e outros somente em 2023, porém se faz necessário a preparação de todos.

Texto Davi Brandão

Kungfuistas dos estilos Shao Lin Lin e Lai Kung Fu. Escola Sandoval Meira
Breve reunião sobre Projetos. Galeria do Instituto Zanolli.
Praticantes do WushuSanda (foto Ângela Aparecida).