O que se sabe sobre o caso do advogado de Rondônia suspeito de dar golpes milionários

advogado de Rondônia

Em situação de foragido da Justiça, o advogado Rodrigo Tosta Giroldo é investigado por estelionato, após golpes que chegam a aproximadamente R$ 30 milhões. Tosta teve a permissão para advogar suspensa pela Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO).

Na manhã desta terça-feira (20), durante entrevista coletiva, Swami Otto, delegado responsável pelo caso, respondeu à imprensa sobre os principais pontos do caso.

LEIA MAIS

Acidente com três caminhões causa incêndio, deixa um morto e interdita trecho da BR-364

Enfermeira agride idosa com Alzheimer dentro de casa de repouso; veja o vídeo

Homem sai para encontro e é morto com mais de 60 facadas

Tiroteio deixa dois mortos no Shopping Popular

Veja abaixo o que se sabe até o momento

Início do golpe

As investigações apontam que Rodrigo Tosta iniciou os golpes em 2020. Segundo a polícia, ele iludia as vítimas com a proposta de retorno financeiro mediante a cessão de crédito de processo judicial, que é quando uma pessoa transfere a terceiros seus direitos.

No começo, os golpes milionários iniciavam por meio de uma conversa de confiança com a potencial vítima.

“No início ele pagava quem contratava o serviço. Mas depois, por ele ter ‘nome na sociedade’ e por ser bem conhecido, as próprias vítimas nem buscavam pelos processos. Só ficavam esperando para receber o dinheiro, mas nisso, ele sumia. Foi quando as vítimas se deram conta que caíram em um golpe”, diz.

Onde os golpes eram aplicados?

Até o momento a Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes (Defraude) apurou que foram feitas vítimas em Rondônia e no estado do Acre.

Quem são as vítimas?

Durante a coletiva, o delegado disse que as vítimas são empresários e advogados. Até o momento, pelo menos 18 pessoas buscaram a polícia para informar sobre o golpe. A polícia não descarta a possibilidade de ter mais vítimas.

Os golpes aplicados pelo advogado passaram a ganhar repercussão após denúncias das próprias vítimas há cerca de uma semana.


“O que ficou claro entre elas [vítimas] é que uma fez um contrato com o advogado e deu certo. Então um indicou para outro colega, que comentou com outro…”, explica.

Contas bloqueadas

Swami Otto explicou que as contas do suspeito foram bloqueadas e várias diligências foram feitas na tentativa de localizar o advogado, mas ele não foi encontrado, por isso é considerado foragido.

“Diante da gravidade da situação, a polícia judiciária buscou apurar o mais rápido possível essa situação sabendo o tamanho desse prejuízo causado. Ouvimos algumas vítimas e ainda ouviremos outras. Nessa fraude houve um movimento de mais de R$ 30 milhões. As investigações ainda continuam. Nos últimos dias representamos judicialmente por uma série de medidas cautelares em face do investigado”, pontua.

Medidas cautelares

Dentre as medidas cautelares solicitadas estão:

  1. prisão preventiva
  2. mandados de busca em seis locais diferentes
  3. indisponibilidade e sequestro dos bens
  4. quebra de sigilo bancário e fiscal
  5. bloqueio de contas

“Os mandados de buscas foram realizados onde possivelmente ele poderia ser localizado incluindo o seu escritório em Porto Velho. Todo esse material arrecadado e o que vai ser informado pelas instituições financeiras e a própria Receita Federal vai ser analisado”, explica Swami Otto.

Onde ele foi visto pela última vez?

Tosta teve a foto divulgada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (20) e é considerado foragido da Justiça. As investigações continuam e mostram que o suspeito foi visto pela última vez no Paraná.

Advogado Rodrigo Tosta Giroldo se torna foragido da Justiça — Foto: Reprodução

Advogado Rodrigo Tosta Giroldo se torna foragido da Justiça — Foto: Reprodução



Fonte: G1 RO