Governo de Rondônia Emite Nota de Esclarecimento

O Poder Judiciário determinou que a agência Idaron e outros órgãos públicos realizassem a desocupação do Parque Estadual de Guajará Mirim, bem como a reunião e conferência do gado que circulava livremente pelo parque.

Equipes da Operação flagraram dezenas de gados dentro do Parque Estadual, numa área que dá acesso a fundiária de fazendas da Linha 7, sendo verificado o livre acesso dos animais dentro do Parque para as propriedades privadas.

Diante das constatações, os proprietários das fazendas foram autuados, por conta da falta de documentação pertinente quanto ao trânsito dos animais, bem como pelos órgãos de fiscalização ambiental da Operação.

LEIA MAIS

Homem vai ao hospital com corte no dedo e morre

Acidente entre van e caminhonete deixa 8 feridos na BR-364

Professor é acusado e afastado por aliciar alunas em escola do interior de RO


Rondônia: Homem dá 2 tiros no irmão, atira contra a PM e acaba morto

As irregularidades constatadas levaram a prisão de 4 pessoas.

Os atos ilícitos foram registrados na Delegacia de Polícia de Nova Mamoré. O Poder Judiciário na manhã deste sábado, 19, consolidou, em sede de audiênica de custódia, as prisões em flagrante, tornando-as em prisões preventivas e cautelares.

Cumpre esclarecer que não há apreensão de nenhum animal das fazendas fiscalizadas, sendo realizado tão somente procedimentos administrativos, de reunião e conferência dos animais, considerando a constatação de movimentação do rebanho sem documentação.

As ações da Operação Mapinguari referentes à fiscalização dos gados existentes nas fazendas com fundiárias dentro do Parque Estadual são legais e os órgãos estaduais como Sedam, Idaron e a Polícia Militar, fazem parte dos trabalhos desta operação realizada e operada pelo Ministério Público.



Fonte: governo de ro facebook