Ações de empregabilidade desenvolvidas pelo Governo de Rondônia já disponibilizaram quase 3.500 vagas no mercado de trabalho

Com a finalidade de oferecer qualificação profissional, o Programa  “Geração Emprego” do Governo de Rondônia, até o momento, já cadastrou 963 empresas e mais de 19 mil currículos, disponibilizando quase 3.500 vagas de empregos. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, o programa surgiu da necessidade de reverter o dano causado aos trabalhadores e classe empresarial, no período mais crítico da pandemia do coronavírus. 

O “Geração Emprego” capacita pessoas sem qualificação e leva aos empresários à visibilidade de quem está procurando por uma oportunidade. Nesse sentido, o Poder Executivo destaca o programa como uma solução de empregabilidade, visto que não mede esforços para que os serviços oferecidos estejam cada vez mais alinhados com as necessidades da população.

Foto: Daiane Mendonça

Nos últimos três anos, o Executivo Estadual por meio do Sistema Nacional de Emprego – Sine, utilizou o “Geração Emprego”, para oferecer à população cursos gratuitos de qualificação e preparação de mão de obra. No contexto das ações realizadas pela Sedec, a ideia passou a ser uma ferramenta prática de solução que tem como principal objetivo fomentar a empregabilidade, encurtando as distâncias entre empregadores e trabalhadores rondonienses.

LEIA TAMBÉM

Rondônia: Corpos de homens desaparecidos são encontrados enterrados

Rondônia: Jovem de 25 anos morre após queda de motocicleta na BR-364

Vídeo mostra o perigo que é fazer ‘vuc0-vuc0’ dentro do carro; veja vídeo

Ciclista morre ao ser atropelado por carreta na BR-364

Os benefícios são observados  também pelos servidores, como o atendente Ricardo da Silva Moreira, que atua no Sine desde 2019. “Estou aqui desde 18 de janeiro de 2019. Quando entrei, percebi que o atendimento era limitado, pouco humanizado, sem empatia ao trabalhador por parte dos captadores, mas com a nova gestão, aprendemos a fazer tudo e atender de tudo, tanto de forma online quanto presencial”.


Em meio a avanços, os servidores foram capacitados para atuar nos setores da Intermediação de Mão de Obra – IMO e Seguro Desemprego – SD e ainda a executar de forma corriqueira o atendimento virtual, o que facilitou a assistência com relação à Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS Digital.

“Diante da evolução no atendimento do Sine Estadual, posso afirmar que os servidores oferecem e buscam excelência no atendimento à nossa população, estreitando o relacionamento entre os trabalhadores e nossos serviços, aumentando assim, o nível de satisfação e confiança”, relata a chefe de posto no Sine, localizado no Tudo Aqui, em Porto Velho, Rosane Gonçalves da Silva.

INOVAÇÃO

A plataforma digital “Geração Emprego” otimiza o processo de reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, uma vez que amplia as possibilidade de busca por vagas compatíveis, inclusive em outras cidades, com disponibilidade de cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional. Traz, também, comodidade para os empregadores que buscam por perfis de mão de obra a qualquer momento, sem necessidade de publicar a vaga, e ainda oferece oportunidade ao prestador de serviços que atua na informalidade.

A coordenadora da Coter, Teresa Cristina afirma que há muito trabalho a ser feito, mas que, com esforço e dedicação em equipe, o programa irá evoluir gradativamente. “Temos uma expressiva demanda de pessoas em busca de emprego, porém sem nenhuma qualificação ou experiência. O Sine pretende por meio do “Geração Emprego” capacitar pessoas e direcioná-las às empresas que estejam em busca da mão de obra, potencializando o currículo delas”.

AÇÕES DO SINE 

O Sine realiza o cadastramento de empresas e candidatos a empregos, além de prestar assistência quanto à CTPS  Digital e ao Seguro Desemprego.

Observando as dificuldades no mercado de trabalho, foram realizados alguns projetos que contribuíram para o avanço da capacitação dos trabalhadores, como os feirões já promovidos, voltados à empregabilidade, além de fomentar a “Semana do Currículo de Sucesso”, em 2021. Tendo o mesmo segmento, foi realizada a “Semana da Mulher” em 2022, sendo ofertados cursos, palestras e atendimento psicológico.  Com foco em todas as situações, o 1° Feirão da Inclusão da Pessoa com Deficiência – PCD veio para dar suporte e mostrar que é possível ter qualificação para ser inserido no mercado de trabalho.

Fonte SECOM – GOV/RO