Ciclone raro Akará mantém temporais no Brasil; veja previsão completa

A semana começa com o ciclone tropical Akará na costa do Brasil, um fenômeno de rara ocorrência. Mas, a tendência é que o impacto seja pequeno, e as condições se mantenham como foi no último fim de semana, apenas com pancadas típicas de verão.

No Rio Grande do Sul, o sol se mantém durante todos os dias, e pancadas de chuva são esperadas em diversas áreas do estado, principalmente nas metades norte e oeste. Segundo a Metsul Meteorologia, as chuvas mais fortes serão na metade norte do estado.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol e as pancadas isoladas também se intercalam, com chuvas mais concentradas no centro, norte e o leste do Paraná assim como no Nordeste de Santa Catarina.


Na cidade de São Paulo, a chuva será frequente com alto risco de períodos de chuva forte. Diante da alta instabilidade, as temperaturas não sobem, embora a sensação seja de abafamento diante da alta umidade, diz a Metsul. No interior de São Paulo, o cenário é de sol, nuvens, períodos com maior nebulosidade e pancadas de chuva frequentes.

No Rio de Janeiro, a instabilidade também será frequente ao longo da semana. Além disso, há um alerta laranja, – que significa “perigo” para chuva intensa – emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de precipitações intensas em setores localizados.