Pombos se transformam em ‘zumbis’ por conta de vírus misterioso; saiba qual é

Pombos se transformam em ‘zumbis’ por conta de vírus misterioso

Mundo – Um vírus misterioso tem transformado pombos em ‘zumbis’ na ilha de Jersey, onde algumas das aves foram sacrificadas. De acordo com o jornal britânico The Mirror, o alerta partiu de um santuário de pássaros, que classificou a doença como “viral e fatal”.

LEIA MAIS

Briga generalizada futebol: subiu para 32 o número de crianças mortas

Cachorro aparece carregando “algo bizarro” na boca e vizinhos chamam a polícia; veja

Qual o melhor horário para tomar creatina?


Chamado de paramixovírus de pombos e também conhecido como PPMV ou Doença de Newcastle, o vírus provoca diversas reações nos animais, tanto nos sistemas neurológicos como em seus próprios corpos. O pombo com a condição, por exemplo, possui um pescoço retorcido.

As aves tendem a ficar magras e andam em círculos, sem capacidade de voar. Além disso, suas fezes são esverdeadas. O vírus não pode ser transmitido para humanos, mas há relatos de pessoas que tiveram conjuntivite após tocarem nos pombos infectados.

“É uma doença de notificação obrigatória em aves de cativeiro [o que significa que os casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades], mas não em aves selvagens. Além de apresentar sintomas neurológicos, as aves afetadas geralmente são magras e têm fezes verdes. Às vezes eles também terão lesões resultantes de não conseguirem se equilibrar ou voar bem”, disse um porta-voz na ilha de Jersey.

Ele acrescentou que a doença não tem tratamento. “Muitas aves morrem em poucos dias”, lamentou. “A doença é extremamente infecciosa e se espalha através de fezes e outras secreções. O vírus pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que grupos de casos são mais comuns nesta época do ano”, concluiu.



Fonte: cm7