Rondônia: Farmacêutico é denunciado por fazer acupuntura e aplicar toxina botulínica em pacientes

Um farmacêutico de Machadinho D’Oeste (RO), no Vale do Jamari, está sendo denunciado por realizar acupuntura e aplicar toxina botulínica (para tratamento de rugas) em clientes de um centro de estética.

Em uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (27), o farmacêutico foi flagrado exercendo ilegalmente a medicina.

VEJA+ Rondônia: Jovens acadêmicas morrem em acidente na BR-364

Isso porque, segundo o Cremero, a realização de acupuntura deve ser feita por médico formado e a aplicação da toxina botulínica é permitida aos médicos e odontólogos.

Segundo o Cremero, a gravidade do problema é porque embora os farmacêuticos possam entender sobre os dois procedimentos, “reverter as possíveis complicações é muito mais difícil”, quando aplicado uma dose dada errada de toxina, por exemplo.


No momento da fiscalização feita pelo Cremero e Polícia Civil, o farmacêutico estava atendendo um paciente. Todo material encontrado no centro de estética foi apreendido pelos policiais.

Já o profissional suspeito de exercer a função de médico, ilegalmente, foi detido e conduzido à delegacia local e o nome do farmacêutico não foi divulgado. O paciente que era atendido no local será ouvido como testemunha no caso.

Fonte G1 RO