Agentes comunitários de saúde de Pimenta Bueno realizam visita técnica na Estação de Tratamento de Água ETA – Rio Pimenta

Agentes comunitários de saúde de Pimenta Bueno

Com o propósito de melhorar os indicadores da saúde pública do município por meio de capacitação técnica, neste mês, 20 Agentes Comunitários de Saúde de Pimenta Bueno, realizaram uma visita na Estação de Tratamento de Água, a agenda foi possível, por meio do Programa Portas Abertas desenvolvido pela Águas de Pimenta Bueno, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.

Durante a visita técnica, que foi dirigida pelo responsável pelo setor de responsabilidade social da concessionária, Alessandro Santos na ETA, os agentes comunitários de Saúde – ACS, compreenderem de modo prático as etapas que compõe o tratamento de água, sendo captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, reserva e distribuição, além das análises de potabilidade, e principalmente a sala onde está instalado o sistema próprio da concessionária para geração de cloro, equipamento responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção).

Milena Albuquerque, engenharia química responsável pelo setor de qualidade da água de Pimenta Bueno, explica que a segurança operacional do abastecimento foi o principal intuito para concessionária investir na instalação do sistema de geração de cloro. E ainda ressalta que recentes estudos apontam que a solução de geração de cloro tem maior potencial oxidante, tendo eficácia superior em relação aos demais métodos de cloração, ou seja, estamos buscando sempre aperfeiçoar nossas entregas para a população. “Optamos em ter nosso sistema de produção própria, garantindo assim que a água fornecida aos munícipes continue de modo regular e principalmente atendendo os padrões de potabilidade”, destacou.

A diretora da Central de Atenção Básica, que coordena os Agentes Comunitários de Saúde do município, Thainara Campos da Silva, parabeniza a concessionária pela iniciativa, e ressalta a importância desta capacitação para os agentes, e ressalta que saneamento em Pimenta Bueno está desenvolvendo cada vez mais, e os ACS deve acompanhar este crescimento.

“Nesta capacitação eles receberam muitas informações que são importantes no dia-dia, explicar sobre doenças de veiculação hídricas e a importância de consumir água de qualidade é uma tarefa que exige conhecimento, e hoje eles estão aptos para seguirem reforçando junto à comunidade, colaborando diretamente para a melhora da saúde em nossa cidade”, finalizou.

“Já sabíamos que a água que abastece Pimenta, é tratada, é potável. Mas hoje aprendemos como é realizado este tratamento e vimos em tempo real as análises que garantem a potabilidade da água que chega na minha casa por exemplo, compreendemos ainda, sobre a tecnologia inovadora da mini-indústria que eles possuem para produção de cloro, e tiramos outras dúvidas”, disse Érica Eufrásio de Oliveira, agente comunitária de saúde, que participou da visita técnica.


A água que é abastece os imóveis pimentense, passa por um rigoroso controle de qualidade, análises assegurando a potabilidade da água acontecem de hora em hora. São analisados a cor, ph, turbidez e ainda análises físico químico da água, bacteriológico, os resultados atende os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com a portaria de consolidação n° 5 de 28 de setembro de 2017 que mensalmente são auditadas pelo laboratório credenciado de Porto Velho e pela Vigilância Sanitária Municipal.

Programa Portas Abertas

O Programa Portas Abertas tem o objetivo de receber visitantes para conhecer suas instalações de Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgoto e Centros de Operação de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária. Entre em contato conosco e agende sua visita, Alessandro Santos, agente socioambiental da Águas de Pimenta Bueno 69 – 9928-5213.

Para mais informações sobre os programas, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdepimentabueno.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Pimenta Bueno no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdepimentabueno/



Fonte: assessoria