Quatro prefeitos de Rondônia são presos pela PF em operação

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) deflagraram na manhã desta sexta-feira (25) a Operação Reciclagem, para apurar crimes contra a Administração Pública. Quatro prefeitos e um ex-deputado estadual são alvos de mandados de prisão preventiva.

VEJA+ BMW roubada em São Paulo é recuperada na BR-364 em Rondônia

Os quatro prefeitos presos são:

  • Gislaine Clemente (a Lebrinha, filha do deputado estadual Lebrão) – prefeita de São Francisco do Guaporé
  • Luiz Ademir Schock (o Luizão do Trento) – prefeito de Rolim de Moura
  • Marcito Aparecido Pinto – prefeito de Ji-Paraná
  • Glaucione Maria Rodrigues Neri – prefeita de Cacoal

O marido de Glaucione, Daniel Neri, também foi preso

Segundo a PF, a investigação começou em dezembro de 2019 e contou a colaboração de um empresário que, ao ser cobrado à receber dívidas pela prestação de serviços ao poder público, resolveu contatar as autoridades para denunciar os ilícitos.

A PF diz que filmagens provaram que os investigados recebiam centenas de milhares de reais sendo em dinheiro vivo.


Além dos mandados de prisão, foi determinado o afastamento das funções públicas dos envolvidos e o bloqueio de ativos que ultrapassam R$ 1,5 milhões, valor que, em tese, teriam recebido de forma ilícita.

Também foram cumpridos 12 de mandados de busca e apreensão, com 22 equipes e envolvimento de mais de 70 policiais federais em Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé, que estão entre as 10 maiores do estado.

O nome da operação, faz referência ao ramo de atividades da empresa envolvida no caso e origem dos recursos ilícitos, sendo decretado sigilo nas investigações pelo Tribunal de Justiça que cuida do caso.

G1 tenta contato com a defesa dos investigados.

Fonte G1 RO