Empresa apresenta ônibus elétrico com tecnologia 100% nacional

Começa nesta terça-feira (24), o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana em São Paulo. Um dos destaques do evento organizado pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) é o lançamento do ônibus elétrico híbrido produzido com tecnologia 100% brasileira.

O Dual Bus 15m é um dos modelos que será apresentado pela Eletra, empresa especialista em desenvolvimento de soluções de transporte público sustentável. Para os profissionais do setor, seu diferencial é fabricação brasileira de todos os componentes.

Do chassi ao motor elétrico, incluindo as baterias, tudo é produzido no país. Desta forma, a companhia pretende oferecer uma ampla estrutura de assistência técnica na América Latina. Ademais, ela garante uma vida útil ao ônibus elétrico de até 20 anos.

VEJA+ Rondônia: Jovem de 27 anos luta pela vida e pede ajuda para transplante

Resultado do financiamento da agência Desenvolve SP, o veículo utiliza a tecnologia de tração elétrica da Eletra com os componentes elétricos da Moura by Xalt e WEG. A Marcopolo e a MAN, responsáveis pela carroceria e chassi respectivamente, formam o grupo de companhias nacionais envolvidas no projeto.


O funcionamento do ônibus elétrico híbrido

Os dois modos de rodagens do Dual Bus 15m são os destaques do modelo. No modo híbrido, o ônibus elétrico utiliza a energia do conjunto de baterias ou do motor-gerador a diesel ou biocombustível. Enquanto no modo elétrico, o veículo usa apenas as baterias recarregáveis com a tecnologia de frenagem regenerativa (KERS).

Os modos podem ser alternados pelo operador de transporte ou através de um sensor conectado ao GPS. Nesta última forma, automaticamente o carro passar a funcionar no modo elétrico ao circular em uma Zona de Emissão Zero.

A Eletra destaca outro ponto importante do modelo. Ele emite 95% a menos de material particulado (MP) na atmosfera e 30% a menos de gás carbônico (CO²). Ao passo que o consumo de diesel é 28% menor em comparação a um ônibus convencional.

Fonte Canal Tech