TCE suspende licitação de manutenção da Avenida Dr. Lerwerger em Guajará-Mirim

O processo licitatório de manutenção de uma das avenidas mais antigas e tradicionais de Guajará-Mirim (RO), a Doutor Lerwerger, foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia devido a várias irregularidades. A medida foi anunciada através do Diário Eletrônico Oficial do TCE por uma decisão monocrática do Conselheiro Paulo Curi Neto. O procedimento seria realizado no último dia 29, mas agora está sem uma nova previsão para acontecer.

Avenida
A Lerwerger é considerada uma das principais avenidas da cidade, com um grande fluxo de veículos diariamente. Os buracos e as poças de lama tomaram conta de vários trechos e dificultam o tráfego, gerando reclamação e revolta da população.

O problema já existe há mais de 10 anos e até hoje não foi solucionado. Anualmente, a Prefeitura realiza obras paliativas e minimiza as péssimas condições, porém, quando a época de chuvas começa o problema acaba se tornando ainda pior do que estava antes.

A quantidade de buracos é tão grande que muitos condutores acabam entrando na contramão para tentar achar um pedaço de terra, aumentando assim os riscos de causarem acidentes. O público que mais sofre com a falta de manutenção são os pedestres e ciclistas, que costumam ser molhados de lama quando algum veículo de médio ou grande porte passa pela rua.


Suspensão do TCE
De acordo com a decisão do TCE, o processo licitatório foi aberto visando a contratação de uma empresa especializada para fazer toda a recuperação da Avenida Doutor Lerwerger, que a mais de uma década está em péssimas condições. O contrato da empresa que ganhasse a licitação prevê a pavimentação asfáltica e drenagem em pouco mais de três quilômetros de avenida.

O relatório da decisão divulgado no Diário Eletrônico Oficial aponta que houve várias irregularidades no processo licitatório.

Algumas dessas irregularidades citadas são a falta de recursos orçamentários para a realização da licitação, apresentação dos autos do projeto incompletos e falta da definição com precisão do objeto licitado (a avenida), entre outros fatores apontados.

Reclamação da população
O G1 conversou com alguns moradores que passam pela avenida diariamente para saber o que eles pensam e o que esperam do poder público.

Para o comerciante Justino Laia, que mantém um estabelecimento comercial na avenida há poucos meses, as más condições dificulta o acesso dos clientes e afeta diretamente o negócio.

“Se chove já sei que naquele dia dificilmente vou ter algum faturamento, pois o cliente não consegue chegar até aqui. As ruas ficam alagadas e a Lerwerger se torna um rio. É frustrante essa situação", desabafa.

Já a dona de casa Antônia Sabina Souza conta que na última semana ela caiu porque foi desviar de um buraco cheio d’água e machucou a perna direita.

“O buraco estava fundo, eu fui desviar do buraco e cai em outro. Um rapaz que estava passando me ajudou a levantar e pegou minha bicicleta”, relatou a moradora.

Prefeitura


De acordo com a Prefeitura, a recuperação da Lerwerger estava prevista conforme o processo licitatório que foi suspenso. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) deve realizar novas obras paliativas, porém, as chuvas são um fator de empecilho para o serviço.

PROMOÇÃO SHOW WESLEY SAFADÃO EM JI-PARANÁ 

Já se imaginou em um dia de princesa com direito a um encontro com Wesley Safadão no camarim dele?

A Teemps torna isso possível! Você pode ser sorteada para ganhar:

✔️ 1 Vale de R$500,00 para gastar em roupas;
✔️ 1 dia no salão de beleza, com cabelo, unha e maquiagem;
✔️ 1 ingresso para assistir ao show do Wesley Safadão no camarote empresarial;
✔️ 1 Passe para o camarim do Safadão com direito a foto.

Se liga nas regras pra participar da promoção:

Compre um ingresso em qualquer área.
Fazer o cadastro no site da Teemps:

http://www.teemps.com.br/sorteios-cadastro/?show=16

Compartilhar a publicação oficial nas suas redes sociais. click no link abaixo

https://www.facebook.com/Teempseventos/

Regulamento completo da promoção
http://bit.ly/Regulamentopromoção

Valores e pontos de vendas dos ingressos aqui:  https://goo.gl/8Lc1Dk

Informações: (69) 99209-8230 – 3421-1441.

Não vai ficar de fora dessa né? Marque as amigas para ficarem sabendo da novidade!

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *