‘Duro ver 2 morrerem na sua frente’, relata sobrevivente de raio

Duas pessoas morreram e uma sobreviveu à descarga elétrica de um raio no último sábado (9), na zona rural de Santo Antônio do Itambé, na região Central de Minas Gerais. As vítimas eram pai e filho. O motorista Anderson Martins de Paula, de 36 anos, ainda tentou salvá-los mas ambos morreram antes de chegar à cidade.

O acidente aconteceu por volta das 14h30 quando José Paulo Silva, de 54 anos, conhecido como Zé Sena, e Tiago Silva, de 30 anos, cortavam um pé de eucalipto em uma área descampada de fazenda. Martins acompanhava o trabalho e também foi atingido pelo raio.

“A chuva tinha acabado de diminuir. Então seu Zé passou a mão em um cabo de aço para amarrar na árvore e o filho dele pegou o esticador para puxar. Eu fiquei a uns 3 metros de distância, em cima de um tronco já derrubado. De repente veio aquele estalo que me jogou para trás. Acordei desnorteado, com dor no corpo e vi os dois no chão”, disse Martins.

José Paulo Silva, de 54 anos, conhecido como Zé Sena Foto: Reprodução
José Paulo Silva, de 54 anos, conhecido como Zé Sena Foto: Reprodução



Ainda desorientado, o motorista conseguiu chamar duas pessoas que passavam pela estrada para ajudá-lo a colocar as vítimas no carro. Pai e filho entraram no veículo ainda com vida, de acordo com Martins.


VEJA+ Rondônia – Homem é encontrado morto carbonizado e com o órgão genital na boca

“Eu me sentia ‘bambo’, com dor na cabeça e nos pés, mas consegui colocar os dois no carro. Quando andei uns 4 quilômetros senti que o Zé já não aguentava mais. Eu até acelerei para salvar a vida do Tiago mas perto da cidade ele morreu. É duro ver duas pessoas morrerem na sua frente e não conseguir fazer praticamente nada. Eu nunca tinha imaginado passar por isso, era para eu ter morrido com eles, mas não foi minha vez”, contou.

José e Tiago eram donos de uma serralheria em Santo Antônio do Itambé. Martins tinha procurado os dois para comprar um pedaço de madeira de 2 metros. Por ter suportado a descarga elétrica, o motorista acredita que teve uma segunda chance de viver.

Tiago Silva, de 30 anos, morreu após descarga elétrica no interior de MG Foto: Reprodução
Tiago Silva, de 30 anos, morreu após descarga elétrica no interior de MG Foto: Reprodução



“Deus me deu uma nova chance. Receber a descarga elétrica de um raio, a distância que me jogou, foi um renascimento para mim. Eu achei que não iria sobreviver”, afirmou.

Assim que chegou ao pronto socorro de Santo Antônio do Itambé, Martins foi imediatamente transferido ao Hospital Regional de Serro.

VEJA+BR-364: Uma pessoa morre e outra fica ferida após serem arremessadas

“Meu coração ficou disparado com a carga elétrica. Então me colocaram na ambulância e me levaram para Serro. No hospital me deram remédio para os batimentos voltarem ao normal e fizeram raio-x para ver se tinha alguma queimadura por dentro. Mas estou bem e já vim para casa”, relatou Martins.

José Paulo era casado e tinha outros cinco filhos além de Tiago. Em uma rede social, a família dele lamentou o acidente.

“Inacreditável, meu pai, olhar para a serralheria de vocês e não os encontrar. Saber que vocês foram trabalhar e nunca mais vão voltar pra casa”, escreveu Josy Silva, filha de José Paulo. “Meu pai, meu grande herói, criou 6 filhos e nunca deixou faltar nada para nós. Meu irmão desde de pequeno ajudando ia pro mato trabalhar, não sabia dizer não para ajudar o proximo”, acrescentou.