4 dicas infalíveis para ter um bom desempenho no EAD

A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) revolucionou a modalidade de ensino e aprendizado. Para manter os processos de estudo e evitar a disseminação do vírus, a grande maioria das instituições educativas teve que se adaptar a uma nova prática: o EAD. 

O ensino a distância (EAD) se mostrou uma das medidas mais eficientes para garantir os processos de aprendizagem e seguir as medidas de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, muita gente ainda não havia experimentado a prática. 

Por isso, é comum observar que boa parte dos estudantes sentiu dificuldades em se adaptar ao EAD, uma vez que estudar em casa é proporcio para distrações. A boa notícia é que existem uma série de formas para manter o bom desempenho durante esse período. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa ter um bom desempenho estudando EAD. Continue lendo e confira!

1. Evite as distrações

É fato que em casa as distrações são ainda maiores. Além do celular, televisão e conversas de familiares, é comum se perder entre as refeições e durante as pausas para pequenas atividades, tais como ir ao banheiro, comprar imã de neodímio, tomar café, entre outras. 

Para evitar essa possível realidade, é fundamental criar uma rotina de estudos. Defina um horário para se dedicar às atividades e, durante esse período, tente manter a mente focada apenas para o seu processo de aprendizado. 

2. Tenha um espaço confortável

O ambiente também pode influenciar – e muito! – o nosso rendimento. Imagine só estar em um local desconfortável, desorganizado e com sons de sensor de temperatura e umidade? Muito provavelmente você não irá se concentrar. 


Por isso, separe um local adequado para conseguir estudar. Mantenha a porta fechada e avise aos familiares que esse é o seu momento de estudo. 

Outro ponto importante é contar com uma mesa com os materiais necessários para o seu período de estudo, tais como computador, livros e fones de ouvido. Tente manter a mesa sempre organizada, sem materiais que você não utiliza no dia a dia. 

3. Trabalhe a disciplina

Quem estuda EAD sabe que a disciplina é tão importante quanto no ensino presencial. Sem ela, o estudante pode perder o ritmo de estudo e, consequentemente, não alcançar os resultados esperados. 

Após criar a sua rotina de estudos e estabelecer os horários que melhor se enquadram no seu dia, tente cumprir o que foi determinado. Caso tenha algum imprevisto relacionado à quiosque de madeira, por exemplo, compense em outro momento. 

4. Faça pausas

Por fim, vale mencionar que fazer pausas também é muito importante para manter o ritmo no EAD. Separe 15 minutinhos do seu período de estudo para comer algo, se alongar, beber água, passear com o PET, entre outras atividades.

Portanto, tenha em mente que o curso a distância tem a mesma validade que um curso presencial. Não diminua o valor do EAD, pois isso pode dificultar a sua produtividade e motivação.

Gostou do nosso post sobre 4 dicas infalíveis para ter um bom desempenho no EAD? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.