Moradores de Porto Velho enfrentaram dificuldades na madrugada desta quarta-feira (26) após as fortes chuvas que atingiram a capital. Diversas ruas e bairros ficaram alagados e a água chegou a invadir as casas. Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos.
De acordo com a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada na região oeste da capital, a chuva intensa começou por volta da 1h e se estendeu até as 4h, acumulando mais de 100 milímetros em poucas horas.
Damasceno Apolinário, de 66 anos, estava sozinho em casa quando a chuva começou e se apressou para salvar os móveis.
“Suspendi a cama com alguns bancos e tudo o que consegui. A água já estava batendo na cintura. Armei uma rede e esperei amanhecer e a água baixar para conseguir limpar a minha casa”, relatou.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender três ocorrências relacionadas a alagamentos. Os militares acompanharam as situações e orientaram os moradores nos locais atingidos.
Em nota, a Prefeitura de Porto Velho disse que A Prefeitura de Porto Velho está adotando ações diretas para reduzir alagamentos neste período de chuvas, instalando Jardins de Chuva, que absorvem parte da água nas ruas, e ecobueiros, que seguram lixo e evitam entupimentos.
“As equipes também fazem limpeza de canais, troca de manilhas, desobstrução de bocas de lobo e colocação de ecoproteções e ecobarreiras”, destacou.