O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta pais e estudantes que perderam o prazo da Chamada Escolar Pública Online. As orientações diz respeito ao procedimento para ingresso ou retorno à Rede Estadual de Ensino em 2026. A rematrícula dos estudantes que já fazem parte da Rede Estadual será presencial, diretamente na escola em que o aluno estuda, no período de 16 de dezembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026.
Em janeiro, inicia-se o período de matrícula online, etapa em que as vagas são reservadas pela internet. O processo acontece de 12 a 16 de janeiro, com atendimento prioritário aos estudantes da Educação Especial e segue de 19 a 23 de janeiro para os demais estudantes da Rede Estadual, incluindo quem perdeu a Chamada Escolar. As famílias que participaram da Chamada serão contatadas pela Seduc para reforçar todo o processo de matrícula. Já quem não participou poderá acessar diretamente o sistema de matrícula, pelo link que será divulgado no início de janeiro e realizar a reserva conforme as vagas disponíveis nas unidades de ensino.
Após concluir a reserva é obrigatório apresentar os documentos na escola escolhida, no prazo de um dia útil, para que a reserva seja efetivada como matrícula. Encerrado o período de matrícula online, as transferências passam a ser feitas presencialmente nas escolas, atendendo estudantes que vêm da rede municipal, da rede particular e, que estavam fora da escola ou que chegam de outros estados, de acordo com a disponibilidade de vagas na Rede Estadual de Ensino.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a população não deve deixar de procurar a Rede Estadual de Ensino por ter perdido a Chamada Escolar. “O mais importante é que as famílias busquem a escola, façam a reserva no período correto e apresentem os documentos, para que nenhuma criança, adolescente, jovem ou adulto que queira estudar, fique fora da sala de aula em 2026”.
A titular da Seduc, Albaniza Oliveira ressaltou que a Chamada Escolar e a reserva de matrícula online são etapas complementares de um mesmo processo. “A Chamada mostra onde estão as pessoas que desejam estudar, mas a matrícula só se confirma quando é feita a reserva no sistema, em janeiro e os documentos são entregues na escola dentro do prazo. Quem perdeu a Chamada deve ficar atento ao calendário, acessar o site no período de matrícula online, fazer a reserva e procurar a unidade escolar indicada. Se não houver vaga na escola desejada, a orientação é buscar outras opções na Rede Estadual ou solicitar transferência diretamente na escola após o término da matrícula online”.
O coordenador de Informação, Regulação, Currículo e Avaliação Educacional da Seduc, Ricardo Braz explicou que o uso do sistema online contribui para um atendimento mais organizado e transparente. “Quando a família faz a reserva pela internet, o sistema mostra as vagas disponíveis e evita filas desnecessárias nas escolas. Já a Chamada Escolar permite identificar, com antecedência, quem está fora da Rede Estadual e precisa de vaga”.
CHAMADA ESCOLAR
Em cumprimento à Lei Federal nº 9.394/1996, que institui a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Chamada Escolar Pública Online é utilizada pela Seduc para localizar crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão fora da escola e organizar, com antecedência, a oferta de vagas, o transporte escolar e a distribuição de turmas. Essa etapa não é de matrícula, mas alimenta ações de Busca Ativa, permitindo ao Estado planejar o atendimento e evitar filas e superlotação. Já a matrícula online, com reserva de vagas em janeiro e confirmação presencial por meio da entrega de documentos na escola, integra um fluxo que engloba rematrícula, matrícula inicial e transferências, com foco em garantir o direito à educação pública na Rede Estadual de Ensino de Rondônia.