MP denuncia 63 investigados por envolvimento com facção criminosa em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) apresentou, nesta terça-feira (6), denúncia contra 63 pessoas investigadas no âmbito das Operações Audácia I e VIII, deflagradas em fevereiro de 2024 e dezembro de 2025. As ações têm como foco o combate ao crime organizado no estado.

A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com base em investigações realizadas de forma integrada com forças de segurança estaduais e federais que atuam em Rondônia.

De acordo com as apurações, os denunciados fazem parte de uma facção criminosa armada, com atuação identificada desde pelo menos 2023, predominando em território rondoniense, mas com ramificações em outros estados do país.

Entre os 63 denunciados, oito ocupavam posições de liderança, com atuação regional ou local em diferentes setores da organização criminosa. Outros dois investigados também respondem por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Todos os denunciados estão presos preventivamente desde a deflagração da Operação Audácia VIII.


Com a apresentação da denúncia, o processo entra agora na fase judicial. O próximo passo será a análise do juiz quanto ao recebimento da acusação. Caso seja aceita, os réus serão citados para apresentar defesa, seguindo para a fase de instrução processual e, posteriormente, para o julgamento do mérito das acusações feitas pelo Ministério Público.

As operações representam mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado em Rondônia, reforçando a atuação integrada das instituições de segurança e justiça no estado.

Fonte: Conexão Rondônia