Na tarde de sexta-feira, 10 de outubro de 2025, uma criança de 7 anos foi baleada acidentalmente pelo irmão, um adolescente de 15 anos, na zona rural de Machadinho D’Oeste. O disparo ocorreu enquanto o jovem manuseava uma arma artesanal do tipo garrocha, acreditando que ela não estava carregada.
O incidente aconteceu na Linha TB-05, km 30. Após o disparo, que atingiu a mandíbula da criança com projéteis de chumbo, o adolescente correu até a casa de um vizinho, que prestou socorro e levou a vítima até encontrar uma ambulância do SAMU.
A criança foi inicialmente atendida no Hospital Municipal, consciente, mas devido à gravidade do ferimento, foi transferida para Porto Velho. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou o caso.
O padrasto da vítima se apresentou à polícia e entregou a arma, alegando que a mantinha para defesa contra animais e que acreditava estar inutilizada. A arma foi apreendida e encaminhada à Delegacia, junto com o adolescente e o padrasto, que responderá por posse irregular de arma de fogo e omissão de cautela.
O caso foi registrado como disparo culposo de arma de fogo praticado por menor, ato infracional análogo ao crime previsto no artigo 15 do Estatuto do Desarmamento.
