Os principais municípios de Rondônia passam a integrar o Sistema Defesa Civil Alerta, criado pelo governo federal e já implantados em outros estados. Além da capital Porto Velho, a tecnologia será testada neste sábado (20) às 14h20 em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. A novidade vai emitir um alerta sonoro e notificação nos celulares da população. Essa ação inédita é uma parceria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), junto com o Ministério das Comunicações, a Anatel e a Defesa Civil Estadual de Rondônia.

O sistema enviará mensagens claras e diretas às pessoas que se encontrarem em áreas de risco iminente, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo dentre outros. Com esse alerta, a população em risco terá tempo para deixar o lugar e procurar abrigo seguro. Em Rondônia, os maiores riscos são de rompimentos de barragens e enchentes, mas o sistema tem diversos outros alertas de sinistros naturais.
Em caráter de demonstração o Sistema Defesa Civil Alerta terá a emissão de alerta sonoro – tipo sirene e notificação nos celulares da população. O sistema utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular e tem como objetivo complementar as ferramentas já existentes de aviso e alerta, prevenindo os impactos de desastres naturais ou tecnológicos.
O que é o Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta é um novo mecanismo de envio de alertas e recomendações de autoproteção em situações de desastres. O envio dos alertas é feito a partir da tecnologia de transmissão via celular, a mais avançada do mundo quando se fala em comunicação de emergências. A partir dessa tecnologia, os alertas são disparados para a população que estiver em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G. As pessoas não precisam fazer cadastro prévio para receber as informações de autoproteção. Vale ressaltar que essa ferramenta é muito inovadora e, com isso, o Brasil se junta aos países mais desenvolvidos do mundo dentro da temática de desastres.

A nova ferramenta já foi testada com eficiência em 11 municípios brasileiros das regiões Sul e Sudeste. São eles: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Veja o vídeo: