VÍDEOS: após boato sobre pedra de ouro encontrada em Colniza, milhares de garimpeiros ocupam o local

após boato sobre pedra de ouro encontrada em Colniza

Uma caçada ao ouro está sendo realizada por aproximadamente 2 mil garimpeiros na rodovia MT-418, antiga BR- 174, no município de Colniza, próximo à divisa entre Mato Grosso e Rondônia. A procura teve início após a repercussão de vídeos nas redes sociais em que populares teriam encontrado uma pedra preciosa na região.

Apesar da repercussão, o Governo de Mato Grosso esclarece que não foi encontrado ouro nas margens da antiga BR-174, mas que durante as obras de construção da rodovia foi localizado um sítio arqueológico. A MT-418 está passando por melhorias e deverá ser pavimentada.

LEIA MAIS

Rondônia: Empresário de dupla sertaneja é executado a tiros

BR-364: Caminhoneiro mata colega com várias facadas após acidente em MT e vídeo viraliza em Rondônia

Polícial fazia almoço quando filha foi morta pela prima

Trágico – Após cair de bicicleta em condomínio de luxo, empresário acaba morrendo

De acordo com a Prefeitura de Colniza, cerca de 2 mil pessoas estão ocupando a área de serra, localizada a 13km da sede da cidade, mas ainda não foi confirmado se garimpeiros conseguiram extrair alguma pedra da região.

Para garantir a ordem, a Secretaria de Segurança Pública de MT está atuando, junto ao Ministério Público, para a remoção das pessoas que estão irregularmente no local.


A retirada de material de jazidas arqueológicas é considerada crime contra o patrimônio nacional.

Já no município, o prefeito Milton de Souza Amorim (PSC) se reuniu com o Delegado Regional, Marco Bortolotto Remuzzi, e com o comandante local, Major PM Machado, na manhã desta quarta-feira, 31, para discutir a segurança no local, sobre a vinda de reforço no efetivo e reintegração. 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já foi acionado e a obra terá continuidade após liberação da entidade.

veja o vídeo aqui



Fonte: folha do sul onlne