“Hoje eu abro a torneira com segurança, sei que estou bebendo uma água tratada”, afirma morador de Ariquemes

Investimentos em saneamento básico mudaram a realidade de Ariquemes. R$ 126 milhões já foram investidos em obras e melhorias.

O acesso à água tratada e ao esgoto não representa apenas obras de infraestrutura, mas uma mudança profunda no dia a dia das famílias. Em Ariquemes, essa transformação é sentida por moradores como José Aparecido de Lara, que reside no município há 25 anos e acompanhou de perto o avanço do saneamento e os investimentos realizados pela Águas de Ariquemes.

A concessionária já aplicou mais de R$ 126 milhões em obras e melhorias, colocando o município à frente de outras cidades rondonienses em volume de investimentos em saneamento básico por pessoa. Hoje, Ariquemes conta com o menor índice de perdas de água do estado e com a ETE Jamari, a estação de tratamento de esgoto mais moderna de Rondônia.

“Hoje me sinto seguro, porque sei que a água que chega na minha casa é tratada. E o esgoto se complementa com a água tratada, não tem nem como separar uma coisa da outra. Eu me lembro de quando morava em uma casa com fossa: era um desconforto enorme, cheio de baratas, ratos e mosquitos à noite. Nossa, era um incômodo fora de série. Hoje, onde moro, não tenho mais essa preocupação, agora tenho esgoto tratado na minha casa, não preciso mais me preocupar. Isso trouxe saúde e qualidade de vida para minha família”, relatou José Aparecido de Lara.

O morador também ressalta a importância da participação de toda a população nesse avanço. “Espero que esse avanço do saneamento no município tenha a colaboração da população também, porque não adianta só a companhia passar a rede na frente da casa. É preciso que as pessoas se preparem e façam a conexão, para levar adiante esse progresso em Ariquemes”, conclui.

A história de José, que além do esgoto também conta com água tratada, é apenas uma entre tantas que estão sendo transformadas com a ampliação da rede de esgoto no município. Atualmente, as obras estão no Setor 5, como parte das metas da concessionária, que já alcançou 30% de cobertura da rede de esgoto no município.

“O investimento da Águas de Ariquemes no saneamento, especialmente na expansão da rede de esgoto, gera reflexos diretos para toda a cidade. Além de garantir mais qualidade de vida para a população, também representa economia para o poder público, que passa a gastar menos com tratamentos de saúde ligados a doenças de veiculação hídrica. Hoje, o município já possui sistema de abastecimento de água totalmente universalizado, ou seja, cada residência conectada à rede é um avanço não apenas para as famílias, mas também para a gestão da saúde pública”, afirma Ary Carlos Laydner, diretor-presidente da Águas de Ariquemes.

Em 2024, a concessionária inaugurou mais de 46 mil metros de redes coletoras, a Estação Elevatória e a Estação de Tratamento de Esgoto Jamari (ETE) a mais moderna de Rondônia, com capacidade para tratar 20 litros de esgoto por segundo. A ETE de Ariquemes conta com tecnologia de ponta que usa luz ultravioleta para tratar o esgoto, o sistema é único no estado e garante mais eficiência no tratamento.

A ETE beneficia diretamente mais de 7 mil famílias nos setores 1, 3, 5 e parte do BNH. Nos próximos cinco anos, estão previstas a implantação de mais de 120 quilômetros de redes, fazendo com que a cobertura alcance 70% da cidade com esgotamento sanitário, promovendo saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Ariquemes.

Assessoria