“A melhor coisa que aconteceu em Itaporanga foi a chegada da Águas de Pimenta Bueno”, afirma morador sobre transformação no bairro
Melhorias na rede de abastecimento garantem água tratada para região, substituindo a antiga dependência de poços e fortalecendo a saúde pública em Pimenta Bueno.
Com o compromisso de cuidar das pessoas e promover o desenvolvimento sustentável, a Águas de Pimenta Bueno vem investindo continuamente em melhorias estruturais que garantem um serviço cada vez mais eficiente e seguro. A instalação de registros para controle setorizado e a substituição de hidrômetros nos últimos anos são algumas das ações que têm contribuído para reduzir perdas e aprimorar a operação do sistema de abastecimento.
Para os moradores, o impacto dessas melhorias é visível no dia a dia. O ex-presidente do bairro Itaporanga, Sandro Ferreira, relembra como era a realidade antes da chegada da concessionária.
“Antes, quando chegava o tempo da seca, cada casa tinha seu poço, e muitos ficavam sem água. E o pior: a água não era potável. Tinha poço contaminado, inclusive um perto da creche. Hoje eu fico imaginando como seria se não tivesse chegado a Águas de Pimenta”, relata.
Segundo Sandro, a chegada da infraestrutura de água na região foi um marco para a história do bairro.
“A melhor coisa que aconteceu no Itaporanga foi a chegada da Águas de Pimenta Bueno”, afirma o ex-presidente sobre a transformação no bairro.
De acordo com a coordenadora operacional da Águas de Pimenta Bueno, Adrian Alves, os investimentos fazem parte de um plano contínuo de melhorias em toda a cidade.
“Seguimos investindo, cuidando e avançando, pois acreditamos que saneamento é sinônimo de saúde, desenvolvimento, qualidade de vida e dignidade. Um exemplo disso é o sistema de bombeamento, o booster, que garante a pressurização constante da rede nos pontos mais altos ou mais distantes. Esse investimento reforça que continuamos trabalhando para oferecer um serviço de cada vez mais qualidade à população”, afirma Adrian.
Desde que assumiu a concessão, em 2016, a Águas de Pimenta Bueno tem ampliado sua atuação com foco na universalização do saneamento básico. Os investimentos já ultrapassam R$ 55 milhões, aplicados em melhorias no abastecimento, expansão da rede, ampliação dos reservatórios e obras estruturantes que garantem a qualidade de vida da população. Esses avanços asseguraram que mais de 98% da população tenha acesso à água tratada, fortalecendo a segurança hídrica e a saúde pública do município.
Para Sandro, a mudança foi sentida tanto na qualidade de vida quanto na economia doméstica.
“Eu só bebo água da rede, nem compro mais água mineral, a água que chega aqui é limpa, boa de beber. Para mim, isso é qualidade de vida. Além disso, tem o lado econômico, antes eu gastava comprando galões de água, hoje não preciso mais. E se quiser beber água aqui em casa agora, pode beber tranquilo, é água boa, é água tratada. De tudo que aconteceu no Itaporanga, de 2004 para cá, a chegada da Águas de Pimenta foi uma das melhores coisas.”
Atualmente, a população urbana de Pimenta Bueno é atendida com água tratada, distribuída por uma estrutura robusta que inclui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e dois grandes reservatórios, com capacidade total de 2,4 milhões de litros. Essa estrutura garante a regularidade no abastecimento e reforça a segurança hídrica da cidade.
A Águas de Pimenta Bueno faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento no Brasil. Em Rondônia, o grupo atua ainda por meio das concessionárias Águas de Rolim de Moura, Águas de Ariquemes, Águas de Jaru e Águas de Buritis.


