Duas pessoas presas por furto de energia em Cacoal; seis na capital

O combate ao furto de energia elétrica ganhou reforço em Rondônia na última sexta-feira (26), com ações distintas da Polícia Militar realizadas em Porto Velho e Cacoal. Ao todo, oito pessoas foram presas em flagrante por envolvimento com ligações clandestinas e roubo de cabos da rede elétrica.

Na capital, a operação “Restituir 3.0”, conduzida pela Polícia Militar, resultou na prisão de seis suspeitos. Eles foram flagrados durante uma fiscalização em áreas com histórico de ligações irregulares, popularmente conhecidas como “gatos”. Os detidos foram encaminhados à Central de Flagrantes.

Em Cacoal, a ocorrência envolveu uma situação ainda mais grave. Após denúncias de moradores da zona rural, agentes da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio e da Delegacia de Operações Especiais, com apoio da PM, flagraram dois homens furtando cabos da rede elétrica. Aproximadamente 1.200 metros de fios foram levados, o que poderia comprometer o abastecimento de energia na região.

A concessionária Energisa Rondônia reforçou os riscos associados a esse tipo de crime. Além de configurar furto, conforme o artigo 155 do Código Penal, a prática representa um perigo real à vida de quem tenta realizar ligações clandestinas. “Há risco de morte por choque elétrico, além de prejuízos à coletividade, como instabilidade no fornecimento e aumento nas tarifas”, destacou a empresa em nota.

Fonte Redação Conexão Rondônia