Por falta de funerária na cidade, mãe carrega filho morto no colo; veja vídeo

Brasil – Por falta de funerária na cidade, uma mãe teve que carregar o corpo do filho morto, em Melgaço, na ilha do Marajó. As imagens circularam pela internet e causaram comoção em muitas pessoas. Ela transporta o filho, no colo, na carona de uma motocicleta.

O adolescente morreu afogado, após cair em um criadouro de peixes desativado, comuns na região. Ele chegou a ser levado ao hospital municipal, mas morreu no caminho, na segunda-feira (21). Melgaço tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

As imagens mostram a mãe saindo do hospital. As pessoas a ajudam no transporte e a moto segue para a casa dela. A direção do hospital informou que Melgaço não tem funerária. Quando alguém morre no hospital, funcionários de funerárias de outras cidades vão até o município para prestar serviços fúnebres, antes da liberação do corpo às famílias.

Mas, ainda segundo o hospital, após a perda, a família decidiu não esperar pelo serviço e levar o corpo para casa, de moto. Segundo o diretor do hospital, Elizeu Souza, a ambulância que aparece no vídeo não pode ser usada para transportar pessoas mortas, já que veículos de atendimento médico só podem ser usados para socorro de pacientes.


Em nota, o Hospital Municipal de Melgaço disse que se solidariza com amigos e familiares do adolescente que “teve sua vida interrompida de forma trágica e inesperada”.

“Nossos sinceros sentimentos”, diz a nota. Ainda de acordo com a nota, “todos os procedimentos técnicos de enfermagem foram rigorosamente aplicados”. “Repudiamos qualquer tentativa de manchar a imagem pessoal e profissional de nossos colaboradores desta unidade hospitalar, que se dedicam dia e noite para melhor servir nossa comunidade, independente de credo, raça, religião”, conclui a nota.

Veja vídeo AQUI